ZACX Consultoria em Segurança do Trabalho em São Leopoldo - RS

(51) 99944.8608

Notícias

Como escolher um treinamento sobre Segurança do Trabalho.

Contratar uma empresa de qualidade para realizar um treinamento de segurança de trabalho não é tarefa fácil, já que existem muitas corporações pouco confiáveis no mercado. 

Para evitar que seus colaboradores recebam uma formação pouco adequada, é preciso seguir algumas orientações, de olho na busca de serviços feitos com ética, transparência, credibilidade e que contenha aprovações de órgãos reguladores. 

Pensando em ajudá-lo a sempre fechar bons contratos, selecionamos cinco dicas neste post para demonstrar como escolher um treinamento de qualidade. Interessado? Então não pare de ler! 

1.  Faça uma pesquisa criteriosa   

No momento de escolher uma empresa que tenha comprometimento no serviço e que possua profissionais qualificados, é preciso realizar uma pesquisa criteriosa no mercado do ramo de treinamento sobre segurança de trabalho. 

Veja o porte da empresa, quantos clientes já atendeu, o ramo de atividades dos últimos treinamentos, enfim, não escolha sem antes conhecer bem a prestadora do serviço. 
Afinal, uma análise bem criteriosa evita muitos problemas, como serviços mal realizados e até mesmo descontentamentos por parte dos colaboradores de sua empresa. 
Além disso, assegura uma qualidade nas informações destinadas, o que certamente contribuirá para uma melhor capacitação da sua equipe. 


2. Veja a metodologia utilizada  
É importante também verificar a metodologia utilizada, como o fornecimento de apostilas, se serão xerox ou produzidas em gráfica com direito autoral, se haverá e-books, aulas práticas, enfim, peça informações detalhadas sobre todos estes aspectos. 

Também vale a pena verificar a maneira como será conduzida as aulas teóricas, ou seja, que tipos de recursos tecnológicos estarão disponíveis no treinamento, como datashow, apresentações em power point, vídeos, discussões em grupo, dinâmicas, entre outros pontos. 

Um detalhe importante é estabelecer onde o curso será ministrado, pois existem empresas contratadas que realizam os treinamentos em sedes próprias.
Veja qual a melhor solução para a realidade da sua empresa, pois, em muitos casos, é mais vantajoso manter os colaboradores dentro da corporação, reservando um local adequado voltado à formação.

3. Confira se a empresa tem certificações   

Observe se os profissionais possuem certificação e qualificação mínima exigida pelas normas regulamentadoras, assim como o registro da empresa no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), além de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do curso. 

Outra dica é avaliar os equipamentos, se são adequados e quais serão utilizados, além de checar se eles serão em número suficiente à quantidade de alunos, de modo que todos possam treinar. São ações imprescindíveis para garantir um treinamento de qualidade.

Veja se a empresa conta com um responsável técnico, e solicite que seja realizada a ART do treinamento, isso vai lhe garantir maior segurança no momento de escolher a empresa de treinamento.


4.  Analise a reputação da empresa 

Antes de assinar o contrato, consulte outras corporações que já contrataram o serviço da empresa que faz treinamento de segurança de trabalho para verificar a sua reputação junto ao mercado. 

5. Compare preços  

Apesar de preços bem abaixo da concorrência serem atrativos, muitas vezes não refletem na qualidade do treinamento oferecido. 

 

Confira também:

Como garantir a segurança do trabalhador?

Como um treinamento de segurança do trabalho reduz custos da empresa?

eSocial