ZACX Consultoria em Segurança do Trabalho em São Leopoldo - RS

(51) 99944.8608

Notícias

Como garantir a segurança do trabalhador?

O cenário econômico atual não abre brechas para falhas e todo empresário que visa desenvolver um trabalho correto e ético precisa garantir ótimas condições de segurança para o trabalhador. A ocorrência de acidentes de trabalho acarreta em perdas humanas, materiais e financeiras para a empresa e isso deve ser evitado a todo custo.

Dessa forma, é de extrema importância que todos os envolvidos nesse processo estejam capacitados e treinados para tal. Todos devem estar cientes que a segurança do trabalho e a qualidade de vida são fatores cruciais no caminho rumo ao desenvolvimento econômico e social.


Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para você garantir a segurança do trabalhador na sua empresa. Continue a leitura e confira!


Invista na criação de um manual de política de segurança do trabalhador

Para organizar de uma forma segura o trabalho que seus funcionários realizam, deve-se criar um manual de política de segurança. Este deve conter todas as regras estabelecidas que têm o objetivo de proteger os indivíduos envolvidos na realização de suas atividades profissionais.


Use uma linguagem simples e clara para que todos possam entender a importância que possuem no processo produtivo de sua empresa.


Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
A CIPA tem o objetivo de assegurar e promover ao trabalhador uma constante qualidade de vida e de trabalho. Essa comissão, como visa abrir o diálogo entre funcionários e supervisores, deve ser formada por funcionários da própria empresa.


Eles devem ser treinados e preparados para criarem um ambiente favorável às práticas relacionadas à segurança do trabalhador, logo, procure por uma empresa capaz de fornecer um treinamento correto e adequado. Sempre fique atento ao uso de uma linguagem acessível e dê voz a todos.


Caso ocorra algum acidente, crie um debate para discutir causas e motivos desse acontecimento. Mostre aos seus funcionários que existe um diálogo claro e direto entre as partes envolvidas, desta forma, é possível receber e analisar críticas e elogios com o objetivo de otimizar todas as atividades exercidas.


Treine e atualize seus funcionários

Atualmente, há uma constante atualização de normas e equipamentos tecnológicos usados no dia a dia dos profissionais de sua empresa. Portanto, é de suma importância sempre mantê-los atualizados e treinados para que possam saber como devem agir corretamente ao exercerem suas atividades.


Faça uma pesquisa de mercado e busque por empresas qualificadas que ofereçam cursos de capacitação profissional na área de segurança do trabalho.
 

Use equipamentos de proteção individual (EPI)
Para cada profissão exercida, existem diversos tipos específicos de EPIs a serem usados. Identifique quais destes são necessários a fim de proteger seus profissionais, evitando possíveis acidentes de trabalho.

Fique atualizado com o que há de mais moderno e seguro no mercado de segurança do trabalho, desse modo, o cuidado com seus colaboradores sempre caminhará junto com a qualidade e eficiência do serviço prestado. Lembre-se de usar painéis e murais para a fixação de lembretes e avisos do uso dos EPIs.


Verifique se as regras estão sendo seguidas

Não deixe de se certificar de que todas as regras estabelecidas estão sendo cumpridas. É primordial que todos os colaboradores e gestores compreendam a importância de seguir as regras à risca. Portanto, lembre-os constantemente de como é importante manter um ambiente de trabalho seguro e livre de acidentes.


A segurança do trabalho é um tema que deve ser discutido e abordado todos os dias para que a segurança do trabalhador sempre seja protegida e exercida. Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Confira também:

Como escolher um treinamento sobre Segurança do Trabalho.

Como um treinamento de segurança do trabalho reduz custos da empresa?

eSocial