O eSocial é um projeto do Governo Federal que unifica digitalmente todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, criando um padrão online para o preenchimento de cadastro e envio dessas informações. Quando for implantado em sua totalidade, o eSocial será estendido aos demais empregadores, pessoas físicas e jurídicas, trazendo diversas vantagens em relação à sistemática atual, tais como:
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Uma pesquisa realizada pela Receita Federal do Brasil (RFB) mostrou que poucas empresas estão se adaptando ou destacando uma equipe especializada para atender o eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. O sistema pretende unificar o envio de informações para diversas entidades, como por exemplo a Caixa Econômica Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, prometendo diminuir a burocracia.
De acordo com uma notícia do portal do Jornal Contábil, o estudo da RFB apurou que 70% das empresas não tem projetos ou profissionais específicos para adaptar os processos internos necessários para atender o eSocial. Além disso, ela mostra que 41% dos empregadores preveem dificuldades para lidar com o projeto e com as mudanças culturais nos processos realizados pela empresa, diminuindo o interesse nessa preparação. De uma forma geral, 60% das empresas apontam que a principal dificuldade serão as origens diferentes dos dados enviados para o Governo Federal.
Os números indicam o despreparo dos gestores que devem lidar com a nova metodologia para o envio das obrigações, dificultando o processo de adaptação. Os processos internos deverão ser redesenhados e reestruturados para atender o eSocial, que não cria nenhuma legislação apenas digitaliza as informações que devem enviadas para as entidades participantes.
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